Melhorando o desempenho do meu site

De Wiki Locaweb
Ir para: navegação, pesquisa
Importante: Este wiki é informativo. Repasse a seu desenvolvedor e caso mesmo assim perceba lentidão excessiva em seu site, contacte nosso suporte para maiores orientações e verificação de desempenho do servidor.

É comum em sites, onde a atualização é constante e, caso não se tenha uma boa estrutura de código, um processo pode acabar bloqueando outro, deixando o site lento na hora do carregamento.


Right-arrow-32.png Melhorando o desempenho do meu site

Novas regras e melhorias de processos são constantes na área de tecnologia, não se pode garantir que os processos utilizados por seu site hoje não estejam desatualizados amanhã mesmo, e para que isso não ocorra, sempre é necessária uma nova analise de desempenho de seu site, para que ele se adeque a esses novos padrões.

As vezes uma imagem carregada de uma maneira diferente, uma string de conexão com um driver desatualizado ou um loop de programação podem causar, acredite ou não, um enorme estrago no processamento de seu site, que poderia ser evitado com uma estrutura segura e padronizada do código utilizado.

Existem diversas ferramentas e empresas no mercado de tecnologia voltadas especificamente para analisar e melhorar o desempenho de aplicações, neste tutorial, vamos explorar o funcionamento da ferramenta Google Page Speed.


Velocidade.gif

Right-arrow-32.png Google Page Speed

O Page Speed ​​Online analisa o conteúdo de uma página da web e, em seguida, gera sugestões para tornar a página mais rápida. A redução do tempo de carregamento da página pode reduzir as taxas de rejeição e aumentar as taxas de conversão.

O serviço pode ser instalado tanto no seu Chrome (http://www.google.com/chrome?hl=pt-BR), no Firefox(http://br.mozdev.org/download/) ou Online (http://pagespeed.googlelabs.com/).

Nota: Cuidado ao usar os plugins para navegador, como cada um trabalha com um padrão diferente, os resultados podem variar. 

Right-arrow-32.png Pesquisando processos a serem melhorados

Iremos realizar uma simulação com a ferramenta Online, devido ao fato de que independente do navegador que o executar, os resultados serão sempre os mesmos.

Right-arrow-22.png Primeiramente acesse http://pagespeed.googlelabs.com/ (Não exige autenticação);

Right-arrow-22.png Insira a URL do site que deseja verificar e avance;

Pagespeed.png


Right-arrow-22.png Essa parte mostra quantos pontos seu site possui dentre 100 no ranking do Google, seu objetivo é alcançar 100. Right-arrow-22.png Indicações de Prioridades alta, média e baixa serão indicadas na página, devem-se analisar todas , porém o indice de prioridade lhe ajudará a escolher por onde começar.


Pagespeed2.png


Right-arrow-22.png Basta clicar em cima da informação que deseja começar a tratar e os dados do arquivo/solução serão indicados.


É extremamente indicado que realize analises periódicas, devido a que os padrões de estrutura podem ser atualizados e melhorias sempre poderão ser encontradas.

Veja também