Definição de Spam Trap

De Wiki Locaweb
Ir para: navegação, pesquisa


O que é Spam Trap? São ferramentas utilizadas por provedores de emails (Gmail, Hotmail, etc) para identificar enviadores de mensagens fraudulentas, para usuários que não são opt-in, ou seja, que não solicitaram receber emails daquele destinatário.

    Existem dois tipos de SPAM Traps:


  • O spam trap puro é uma conta de email que foi criada em sigilo e não foi divulgada em lugar nenhum. Sendo assim, ela não deveria receber mensagens. Imagine que você cria uma conta no gmail e não passa essa conta para nenhuma pessoa ou empresa. E de repente essa conta começa a receber mensagens. Como pode? Estes são Spammers, pois coletaram o endereço de forma incorreta, sem seguir as boas práticas de envio de email marketing.

  • Já o spam trap reciclado, ele surgiu de uma conta de email que já existiu, mas que foi desativada a bastante tempo. João trabalha para a empresa blablacorp. E se cadastra em vários mailings com o seu email corporativo. Tudo está indo bem. Até que João é mandado embora por ter colocado fogo no banheiro. João malvado! A blablacorp prontamente desativa o email dele. Anos depois, a empresa reativa esse email para pegar spammers. Já que depois de tanto tempo dando erro ao tentar enviar para essa conta, qualquer empresa legítima já teria o excluído de seu mailing. Apenas spammers que nunca limpam sua lista de contatos ainda estariam mandando mensagens para um email desativado a tanto tempo. E agora a conta de email joao@blablacorp.com.br é um spam trap.

    Já entendi o que é Spam Trap. Mas como ele veio parar na minha lista? Existem três maneiras:


  • Erro de Digitação
  • Vamos supor que sua empresa está em um evento e coloca um formulário para as pessoas assinarem pedindo para receber sua newsletter. A pessoa pode escrever o email errado. Ou você pode não entender a letra da pessoa e digitar o email dela errado no email marketing. E por azar, o email que você digitou é uma spam trap. Sim, o erro de digitação pode ter colocado uma spam trap em seu mailing. "Mas se esse foi o caso, não é culpa minha." Talvez inicialmente não. Mas se você fizesse uma checagem de quais contas têm visualizado os seus emails e atualizasse a sua lista retirando as contas que não tem mostrado interesse, você já teria retirado essa spam trap de seu mailing.

  • Email Expirou
  • Você tinha um email que foi desativado e depois de anos foi ativado novamente como spam trap. Em primeiro lugar, você já devia ter excluído esse email de sua lista de contato faz tempo, já que dá erro ao tentar enviar mensagem para essa conta. Porém, você não precisa se preocupar de que uma spam trap esteja em sua lista de contatos vindo dessa maneira. Já que o email marketing da locaweb desativa contatos que voltem com muitos bounces.

  • Lista Comprada
  • Emilia acredita que ela tem o melhor produto do mundo, e que todo mundo deveria saber sobre isso. Mas apenas algumas poucas pessoas assinaram para receber sua newsletter. Pobre Emilia. Então o que ela faz? Ela vai na internet e compra uma lista de emails, e a conta dela é bloqueada.
    Lista comprada possui diversos e-mails inválidos, inexistentes e contas de spam trap, quando você realiza um envio para uma lista comprada sua reputação é afetada negativamente, e suas mensagens vão cair na caixa de spam ou serão bloqueadas. Ou seja, você não terá bons resultados fazendo envios para uma lista comprada, e será considerado um Spammer (Pessoas que praticam spam, enviando mensagens não solicitadas).

    Porque ter uma conta Spam Trap em meu mailing é tão ruim?


  • Porque significa que você está enviando mensagens para alguém que não pediu por elas. Se você está mandando mensagens para contas que tecnicamente não existem (spam traps), as chances de você também estar mandando mensagens para pessoas que existem e não querem suas mensagens é muito grande. Isso torna a sua mensagem um spam. E além de violar as nossas políticas anti-spam ninguém gosta de spam.

    Quais são os impactos gerados no envio para contas Spam Traps?


  • Baixa reputação dos IPs e domínios utilizados;
  • Comprometimento na entregabilidade das mensagens;
  • Restrições nos serviço de Email Marketing;

    Como eu mantenho minha lista livre de spam traps ?


  • Quer você tenha um spam trap em sua lista de contatos ou não, é sempre bom manter sua lista atualizada. Aconselhamos que limpe sua lista a cada 3 meses. Uma boa maneira de fazer isso, é excluindo aqueles contatos que não costumam abrir suas mensagens. Você pode ver quem são esses contatos ao exportar sua lista. Além disso, é possível acompanhar os relatórios de envio. Lembre-se também de sempre excluir contatos que estão desativados ou descadastrados. Mas o melhor conselho que podemos dar para que você não tenha uma spam trap em seu mailing é: Não compre lista de emails. Sério. Por favor. Não compre.


Veja Também