Balanceamento de Carga (Load Balancing) para Servidores com Gerenciamento pelo Cliente

De Wiki Locaweb
Ir para: navegação, pesquisa


Os clientes que possuem dois ou mais servidores Cloud Computing ou Servidor Dedicado em qualquer plataforma e com o Gerenciamento pelo Cliente podem configurar o Balanceamento de Carga de servidores Web.

Nossa estrutura conta com a disponibilidade do Produto F5, mecanismo responsável por balancear as requisições HTTP e HTTPS entre dois ou mais servidores, este balancemaneto é baseado no algorítimo Round Robin onde as requisições são tratadas de forma circular.


Para solicitar esta configuração é necessário que nos informe através do Help Desk:

  • Nome e IP dos servidores.


Com base nesses dados criaremos um pool para cada servidor em nosso Balanceador, para que cada servidor trabalhe em uma porta específica.


Em seguida informaremos IP do Balanceador no qual o cliente deverá inserir no registro “.” do tipo A da zona de DNS do domínio de seu site.

  • Exemplo:
    • Servido1 – IP 186.202.1.2
    • Servidor2 - IP 186.202.1.3
    • Pool_Cliente – IP 187.45.1.12 (esta informação será disponibilizada pela Locaweb)


Neste caso o cliente deverá apontar a Zona de DNS do domínio para o IP do 187.45.1.12, assim toda requisição que chegar neste IP, o próprio balanceador mandará para o servidor da vez. Para testar cada membro, basta informar http://seudominio.com.br:18091 para o primeiro membro e http://seudominio.com.br:18092 para o segundo membro.

Para maiores informações sobre Valores e Taxa de Instalação, a solicitação deve ser efetuado via chamado no Help Desk;

Veja também