Propagação de DNS

De Wiki Locaweb
Ir para: navegação, pesquisa

Importante: A propagação de DNS depende da renovação do cache de diversos servidores onde são feitas as pesquisas, portanto, não existe forma de acelerar esse processo.
Durante o período de propagação, alguns serviços do domínio podem funcionar de forma intermitente.


O que é propagação DNS?

Os provedores de acesso à internet (ISP) e algumas empresas de hospedagem de sites mantém um sistema de cache DNS para evitar consultas recorrentes ao nome de um mesmo site e, assim, diminuir o tráfego da rede, tornando o acesso mais rápido.

Dessa forma, quando uma página é consultada nos serviços que utilizam este sistema, é feita uma consulta DNS na internet e esta é guardada em cache por um certo tempo para as futuras requisições similares.

Por este motivo, quando alteramos os DNS's que respondem pelo domínio, estes serviços continuam consultando o DNS antigo armazenado em cache e acessando os endereços antigos.

Quando este cache é renovado (em até 24 horas para domínios nacionais (.br), ou até 72 horas para domínios internacionais), o sistema consultará o DNS na internet novamente, encontrando o novo endereço.

Sendo assim, recomendamos que altere o DNS de seu domínio em períodos de pouco acesso, como por exemplo, finais de semana; e em caso de migração de provedor, cancele seu serviço antigo somente após o término do período de propagação.

Veja também


Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Criar um livro