Glossário

De Wiki Locaweb
Ir para: navegação, pesquisa

A

ADSL - Assymetric Digital Subscriber Line Tecnologia que converte uma linha telefônica comum em uma linha digital com capacidade para transmitir dados em alta velocidade sem interferir na comunicação via telefone.

ADWARE Do inglês ’Advertising Software’, é um software especificamente projetado para apresentar propagandas. Constitui uma forma de retorno financeiro para aqueles que desenvolvem software livre ou prestam serviços gratuitos. Pode ser considerado um tipo de spyware, caso monitore os hábitos do usuário, por exemplo, durante a navegação na Internet para direcionar as propagandas que serão apresentadas.

ARQUITETURA DE APLICAÇÃO É a arquitetura utilizada para que uma determinada aplicação possa ser implementada e utilizada. Exemplo: imagine uma aplicação de comércio eletrônico, ou seja, de uma loja online. Uma arquitetura que poderia ser usada para essa aplicação seria um servidor para hospedar tanto o site quanto o banco de dados onde ficarão armazenados os produtos, os dados de clientes e os pedidos. Outra arquitetura possível seria utilizar um servidor para o site e outro para o banco de dados. Ainda poderia ser instalado um terceiro servidor para servir de cache, e assim por diante.

ASP (Active Server Pages) É uma estrutura de programação em Script que utiliza VBScript ou JScript para geração de HTML a partir de programação dinâmica executada no servidor. Foi muito utilizada até o fim da década de 90. Essa plataforma é nativa do ambiente Windows, através do IIS (Internet Information Services) - o servidor web da Microsoft. É uma tecnologia obsoleta há quase uma década e sem suporte da Microsoft. A tecnologia que a substituiu na plataforma Windows chama-se ASP.NET ou, mais recentemente, ASP.NET MVC e não guardam nenhuma semelhança com sua antecessora. Recomenda-se não utilizar mais ASP.

ASSINATURA DIGITAL Código utilizado para verificar a integridade de um texto ou mensagem. Também pode ser utilizado para verificar se o remetente de uma mensagem é mesmo quem diz ser.

ASTERISK Asterisk é um Software Livre, portanto de código aberto, que implementa em software os recursos encontrados em um PABX convencional, utilizando tecnologia de VoIP. O Asterisk utiliza protocolos abertos tais como SIP e IAX para realizar a sinalização dos chamadas telefônicas na rede IP. É possível utilizar o Asterisk como: Media Gateway - Entre a RTPC (Rede Telefônica Pública Comutada) e a rede IP (fazendo uso de hardware especial)

AUTORIDADE CERTIFICADORA Entidade responsável por emitir certificados digitais. Estes certificados podem ser emitidos para diversos tipos de entidades, tais como pessoa, computador, departamento de uma instituição, instituição etc. (veja "Certificado Digital")

B

BACKBONE Backbone, ou espinha dorsal, é uma infra-estrutura de alta velocidade que interliga cidades e países aos quais os provedores de serviços Internet estão conectados. Exemplo de alguns provedores de Backbone no Brasil: Telefônica, Embratel.

BACKUP Cópia exata de um programa, disco ou arquivo de dados, feita para fins de arquivamento ou para guardar informações.

BANCO DE DADOS Conjunto de informações relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira útil, com o propósito de servir de base para que o usuário recupere informações, tire conclusões e tome decisões.

BANDA LARGA Denominação genérica usada para definir toda e qualquer conexão com a internet acima da velocidade praticada pelos modems analógicos (56 Kbps). Exemplos desse tipo de conexão são ADSL, Cable Modem, acesso via satélite e ISDN.

BANNER Anúncio colocado em páginas da Internet, geralmente com um link para a página do anunciante.

BLOG Nome mais curto para "weblog". É um web site cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa. As informações existentes no blog podem ser colocadas por seu titular ou por terceiros, quando a programação do blog assim permitir. Os sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, pois dispensam o conhecimento de HTML. Nada impede que um "site" formatado em sistema HTML, no entanto, seja utilizado como se fosse um blog, permitindo que terceiros insiram comentários, em tom informal. Resumidamente, é uma forma mais interativa de website que, em vez de conteúdo estático, editado por profissionais, costuma ter tom mais informal e dinâmico. Exemplo: Wordpress.

C

CACHE É definida como uma memória temporária para dados de pouca volatilidade e de muito acesso, normalmente armazenada em memória, por exemplo, evitando que o processo tenha que buscar novamente os mesmos dados do disco ou da rede, o que aumenta o desempenho e economiza recursos do equipamento ou sistema de rede.

CALLER ID Identificador de Chamada - número de telefone que aparece no visor de quem recebe uma ligação, identificando o telefone que iniciou a chamada.

CERTIFICADO DIGITAL Arquivo eletrônico assinado digitalmente que contém dados de uma pessoa ou instituição, utilizados para comprovar sua identidade. Veja também ’Assinatura digital’.

CMS Content Management System (sistema de gerenciamento de conteúdo) São aplicações web com interfaces gráficas que facilitam a construção de páginas de conteúdo dinamicamente ou administração de portais web, forums e outros sistemas, sem a necessidade de lidar diretamente com a programação. Algums exemplos: Joomla, Drupal. Alguns permitem instalar plugins que extendem as capacidades desses sistemas além de um gerenciador de conteúdo, transformando-o, por exemplo, em um sistema de blog ou e-commerce.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL - CGI.Br É a entidade de cúpula da governança da internet no Brasil, encarregada de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet, bem como responsável por assegurar competição entre os provedores e garantir a manutenção de adequados padrões de conduta de usuários e provedores. Foi criado pela Portaria Interministerial nº 147, de 31 de maio de 1995 e alterada pelo Decreto Presidencial nº 4.829, de 3 de setembro de 2003,

CONEXÃO SEGURA Conexão que utiliza um protocolo de criptografia para a transmissão de dados como, por exemplo, HTTPS ou SSH.

COOKIE Toda vez que você visita um website com conteúdo dinâmico (por exemplo, todos que requerem um login), enviam de volta alguns dados ao seu navegador que, por sua vez, grava em pequenos arquivos no seu micro local. Quando você visita o mesmo website, o navegador envia esse arquivo de volta, assim criando um relacionamento e uma "memória" do estado da aplicação web. Um website pode pedir apenas os cookies gerados por ele mesmo.

CPU Central Processing Unit (unidade central de processamento), é uma sigla que define o processador principal de um computador. Não deve ser confundida com o Gabinete, que é o compartimento onde os equipamentos são instalados, que pode ser vertical (torre) ou horizontal (desktop)

CRIPTOGRAFIA Ciência e arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código. É parte de um campo de estudos que trata das comunicações secretas. É usada, dentre outras finalidades, para autenticar a identidade de usuários, autenticar transações bancárias, proteger a integridade de transferências eletrônicas de fundos e proteger o sigilo de comunicações pessoais e comerciais.

CSV Comma-separated values (valores separados por vírgula), são listas ou tabelas onde os valores são gravados em um arquivo de texto e separados por vírgula. São utilizados para exportação de informações entre diferentes plataformas, programas ou equipamentos, como catálogos de endereços entre dois programas de email diferentes, mas que compreendem arquivos CSV. Esse tipo de arquivo pode ser lido por programas como Excel e são tratados como planilhas de dados.

CVS - Concurrent Version System (Sistema de Versões Concorrentes) é um sistema de controle de versão que permite que se trabalhe com diversas versões de arquivos organizados em um diretório e localizados local ou remotamente, mantendo-se suas versões antigas e os logs de quem e quando manipulou os arquivos. Utiliza uma arquitetura cliente-servidor, conectados por uma LAN ou pela Internet: um servidor armazena a(s) versão(ões) atuais do projeto e seu histórico, e os clientes se conectam a esse servidor para obter uma cópia completa do projeto, trabalhar nessa cópia e então devolver suas modificações. Atualmente é considerado obsoleto, dando lugar a tecnologias mais modernas como Subversion.

D

DDR Sigla que significa Discagem Direta a Ramal - representa um número de telefone de entrada que, caso associado corretamente a um ramal do PABX, fará com que este possa receber ligações da rede pública de telefonia.

DESKTOP É o "computador pessoal" ou "estação de trabalho", designado para uso doméstico ou em escritórios, diferentemente dos servidores, que têm por função prestar serviços para outros computadores (desktops ou servidores) através de uma rede de computadores.

DNS - Domain Name System Os computadores que estão conectados à Internet possuem um número associado que o identifica na rede, o endereço IP. Considerando a memorização de números pouco atraente para navegar na internet, foi criado o conceito de nomes (domínios) como, por exemplo, www.locaweb.com.br. O DNS é o sistema responsável por realizar a tradução entre nome e endereço IP, ou seja, quando você digita www.locaweb.com.br no seu browser, um DNS informa que esse nome tem o endereço IP 200.234.203.5.

DOMÍNIO Domínio é um nome que facilita a memorização e localização de informações na Internet. Todo domínio é composto de duas partes: um nome e um top level domain (TLD). Exemplo: em locaweb.com.br, locaweb é o nome e .com.br é o TLD.

DOWNLOAD Transferência de dados a partir de um computador remoto para um computador local. Ação de receber um arquivo através de uma rede, como a Internet.

DPN - Nome de Domínio de primeiro nível São os nomes de domínio com as terminações genéricas ".com", ".net", ".org" dentre outras, cuja responsabilidade pelo registro e administração técnica é de empresas e entidades sediadas nos Estados Unidos, autorizadas pela ICANN (os Registry).

DPNr - Nome de Domínio de primeiro nível regional São os nomes de domínio com as terminações genéricas .com, .net, .org dentre outras, acrescidas de uma terminação "regional", que remete a um país (ex: xxx.com.br) cuja responsabilidade pelo registro e administração técnica é de entidade governamentais, ou não governamentais mas com a permissão dos governos locais, mediante a celebração de convênios com a ICANN.

E

E-COMMERCE - Electronic Commerce Denominação genérica para websites cuja principal finalidade é vender produtos e serviços, como uma loja normal mas em versão eletrônica.

E-MAIL MARKETING E-mail marketing é a comunicação por e-mail em massa baseada em permissão, o que significa que a pessoa que receberá o e-mail deve ter permitido previamente este envio.

ENDEREÇO IP Este endereço é um número único para cada computador conectado à Internet, composto por uma seqüência de 4 números que variam de 0 até 255, separados por ".". Por exemplo: 192.168.34.25.

F

FACILITADOR Agente que opera no comércio eletrônico oferecendo, entre outros serviços, a possibilidade de que fornecedores recebam os pagamentos sem precisarem se credenciar junto às diferentes credenciadoras de cartão de crédito. Exemplos dos chamados “facilitadores” são o Traycheckout, Paypal (Ebay), MercadoPago (MercadoLivre),PagSeguro (UOL) e Pagamento Digital.

FIREWALL Dispositivo constituído pela combinação de software e hardware, utilizado para dividir e controlar o acesso entre redes de computadores. Comumente utilizado para bloquear o acesso à máquina interna através da rede em que ela está conectada.

FIREWALL PESSOAL Software ou programa utilizado para proteger um computador contra acessos não-autorizados vindos da Internet. É um tipo específico de firewall, normalmente mais simples e limitado para facilitar a utilização por usuários domésticos.

FORMMAIL Script CGI que coleta as informações prestadas pelo visitante de um site e as envia para um determinado endereço de e-mail.

FTP - File Transfer Protocol O Protocolo de Transferência de Arquivos é um conjunto de regras de transmissão de informações desenvolvido especificamente para transferência de arquivos pela Internet. É muito utilizado pelos desenvolvedores de sites para atualizar páginas web.

G

G711, G726, G729, GSM, iLBC São especificações de CODECS de compressão de áudio digital em intervalos rápidos, entre 10 milissegundos. Atualmente utilizados em sistemas de telefonia por IP (VOIP)

GB - GigaByte Refere-se à quantidade de dados transferida, medida em GigaBytes. Cada GB transferido é contabilizado e somado. Se por ventura o cliente passar o limite de GB de seu plano, ele pagará pelo excedente. Como analogia, podemos pensar em um carro alugado, que tem um custo fixo por dia, mais uma franquia de quilômetros. Cada quilômetro a mais é cobrado pela locadora quando devolvemos o carro.

GIT Sistema de controle de versionamento de arquivos. Foi criado por Linus Torvalds para ser uma tecnologia distribuída, ao contrário do modelo antigo centralizado de sistemas como CVS, Subversion ou Source Safe. É um software open source e hoje ficou famoso graças a websites como Github.com. É considerado a melhor forma de se desenvolver software de forma colaborativa.

Para mais informações:

GPL - General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL. É a designação da licença para software livre idealizada por Richard Stallman no final da década de 1980, no âmbito do projeto GNU da [Free Software Foundation], A GPL é a licença com maior utilização por parte de projectos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o Linux. A licença GPL protege a liberdade de um software. Ela garante que o código-fonte esteja sempre aberto, proibe que alguém adquira propriedade privada sobre seu conteúdo e obriga que modificações feitas sobre esse software também devam ser livres.

Para mais informações:

H

HOTSITE Site promocional e temporário, basicamente desenvolvido para suportar visitas de ações publicitárias com elevado número de acessos.

HOSPEDAGEM DE DNS Consiste na hospedagem de um domínio em servidores de DNS. Veja a definição de DNS acima.

I

IAX - Inter-Asterisk Exchange Protocolo de conexão entre servidores Asterisk desenvolvido pela Digium Inc. O protocolo IAX, além de estabelecer a sessão, gerência também o tráfego da mídia, sem depender de outros protocolos.

ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers Entidade não governamental e sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos, responsável pela alocação dos endereços IP, gerenciando, em nível global, a atribuição de nomes de domínio. Atua mediante contrato com o governos do Estados Unidos.

ILIMITADO Visite nossa Política de Ilimitado

IMAP - Internet Message Access Protocol É um protocolo de gerenciamento de e-mails superior em recursos ao POP3 (acesso via software como o Outlook), pois permite visualizar todas as mensagens e estrutura de pastas tanto via Webmail, quanto via Outlook. Com o POP3 você "baixa" todas as mensagens para seu computador local. Com IMAP você "sincroniza" seus e-mails, contatos, pastas com um servidor. O POP3 normalmente limita a utilização de uma conta de e-mail por apenas um programa cliente. Com IMAP fica simples utilizar múltiplos computadores diferentes sincronizados com a mesma conta do servidor.

ISDN - Integrated Services Digital Network Tecnologia que permite o tráfego simultâneo de voz e dados em velocidades de até 128 Kbps. Com essa tecnologia, a linha telefônica é dividida em dois canais independentes de 64 Kbps cada, o que possibilita o acesso à internet e a disponibilidade da linha telefônica. Porém, a velocidade de conexão com a internet é reduzida pela metade quando a linha telefônica é utilizada ao mesmo tempo.

K

Kbps - Kilobit por segundo Kilobits por segundo - unidade de medida de tráfego pela Internet.

L

LARGURA DE BANDA Quantidade de dados que podem ser transmitidos em um canal de comunicação durante um determinado intervalo de tempo.

LOG Registro de atividades gerado por programas de computador. No caso de logs relativos a incidentes de segurança, eles normalmente são gerados por firewalls ou por IDSs.

LOGIN Nome da conta usada para acessar um sistema de computador, sempre acompanhado de algum tipo de senha.

M

Mbps - Megabit por segundo Refere-se à velocidade de transferência de dados, medida em Mbps. É a quantidade de dados, medida em Mb (Megabits, lembrando que bit é diferente de byte) máxima que pode ser transferida a cada segundo. É comum os nomes "largura de banda" ou "taxa de transferência". Pensando na analogia do carro, é o limite de velocidade de uma estrada. Em uma estrada com limite de 120 km/h, não podemos ultrapassar esse limite (para não levar uma multa). É importante notar que mesmo que o limite em uma estrada seja 120 km/h, não viajamos o tempo todo na velocidade máxima.

MP3 - MPEG Audio Layer-3 Tipo de compressão de áudio baseado em modelos psicoacústicos com perdas quase imperceptíveis ao ouvido humano. MP3, na realidade significa "MPEG-1 Layer 3". O algoritmo é patenteado pela Thomson Consumer Electronics. É atualmente o formato de arquivo mais difundido na Internet para troca de arquivos de áudio. Note que ao publicar um arquivo em formato MP3 os direitos autorais do áudio devem ser levados em conta. Atualmente utilizam-se formatos mais modernos e de melhor qualidade como o AAC.

MYSQL Nome de um banco de dados relacional amplamente utilizado em aplicações web, especialmente por aplicações open source, justamente porque também é open source, ou seja, possui código-aberto e não cobra licença para sua utilização. Ela concorre com bancos de dados comerciais como MS SQL Server ou Oracle, embora não possua muitos dos recursos avançados, mesmo assim ele possui o mínimo necessário para ser um banco competente principalmente para aplicações web. Por ser open source, ele possui drivers que permite que aplicações em vários sistemas operacionais, feitos em praticamente qualquer linguagem, possa se conectar e consumir seus dados. Notavelmente muito utilizado com linguagens como PHP, Python, Perl, Ruby e outros.

N

NEWSLETTER E-mail com características de boletim com notícias enviado a uma base pré-cadastrada e autorizada.

NIC.Br - NÚCLEO DE INFORMAÇÕES E COORDENAÇÃO DO PONTO BR Entidade delegada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.Br, para a execução do registro dos DPNr .br.

O

Open Source (código aberto) Software chamado open source, ou em português, código aberto, é um tipo de software cujo código fonte é publicamente aberto e acessível. O software de código aberto respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation (FSF), porém, não necessariamente estabelece restrições como as contidas na GPL. É advogado pela Iniciativa do Código Aberto (Open Source Initiative).

P

PABX - Private Automatic Branch eXchange Central telefônica de distribuição de chamadas, utilizado em redes telefônicas domésticas ou empresariais.

PGP Encryption (Pretty Good Privacy) É um sistema de dupla criptografia e autenticação para proteção de dados. Originalmente criado para emails (e ainda muito usado), hoje pode-se usar criptografia para proteção de vários tipos de dados. O sistema envia uma chave pública criptografada através de um algoritmo assimétrico, contendo uma chave pessoal (conhecida como chave secreta), aumentando a segurança. A chave pessoal (ou privada) contém informações de como decodificar o algoritmo simétrica do texto (ou do arquivo) original.

PHP (acrônimo recursivo de "PHP: Hypertext Preprocessor") É uma linguagem de programação interpretada, especializada para aplicações web. É open source e extremamente modularizada, muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico para internet. É muito popular em diversas aplicações open source como Joomla, Drupal, Wordpress. Na Locaweb o suporte à PHP é provido em ambientes Linux.

Para mais informações:

POPUP Janela que aparece sobre a tela do site navegado, e geralmente utilizado como meio de propaganda.

POP - Post Office Protocol É um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico que requer prévia instalação de um programa cliente (OutLook, Eudora, entre outros). O POP3 permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas seqüencialmente para um computador local. Após realizar a transferência do servidor para a máquina local, é possível ler, apagá-las, responder-lhes e armazená-las sem estar conectado constantemente ao servidor. Veja também 'IMAP'.

PROXY Servidor que atua como intermediário entre um cliente e outro servidor. Normalmente é utilizado em empresas para aumentar a performance de acesso a determinados serviços ou permitir que mais de uma máquina conecte-se à Internet. Quando mal configurados, podem ser abusados por atacantes e utilizados como uma forma de tornar anônimas algumas ações na Internet, como atacar outras redes ou enviar spam.

R

REGISTRAR (agente de registro) O Registrar, é uma empresa autorizada por um Registrador (Registry) para proceder o registro de nomes de domínio requerido por qualquer pessoa. O Registrar atua como intermediadora entre o Registry e o usuário final.

REGISTRO DE DOMÍNIO Consiste em ter um domínio nos sistemas de um Registry (Registrador) para que, quando o Registry for questionado sobre "qual o DNS do domínio xyz.com?" ele responda abc.com. Ter um domínio registrado significa "existir" na internet, ou seja, um Registry (e somente um Registry) é capaz de responder "sim, eu sei que domínio xyz.com é esse e o servidor DNS que contém informações detalhadas sobre esse domínio é o abc.com". Exemplificando, a Registro.br, que é o Registry de domínios terminados em .br sabe que os servidores de DNS do domínio locaweb.com.br são: ns1.locaweb.com.br (200.234.202.4) ns2.locaweb.com.br (200.234.202.5) ns3.locaweb.com.br (200.234.215.2)

REGISTRO.BR O Registro.br (www.registro.br) é a entidade responsável pelo controle e atribuição de domínios e endereços IP no Brasil. O órgão é controlado pelo Comitê Gestor da Internet (www.cgi.br) no Brasil.

REGISTRY (Registrador) O Registry, ou registrador, é a entidade delegada pela ICANN para armazenar e administrar os registros de um determinado DPN. Ela mantém disponível em seus servidores, para acesso de todos os usuários da internet, um banco de dados com as informações dos endereços IP dos nomes de domínio de segundo nível relativos ao DPN que administra.

RESTORE Ação que permite recuperar os dados arquivados via BACKUP.

RUBY Linguagem interpretada, moderna, multi-paradigma (fortemente orientado-a-objetos, com caracterísficas funcionais, imperativa), de uso geral (tanto para criar scripts de administração, aplicações desktop, aplicações web), criada em 1993 por Yukihiro Matsumoto, no Japão. Ficou famoso nos últimos anos por causa do surgimento do framework web Ruby on Rails, criado por David Heinemeir Hansson, em 2004. A comunidade Rails tornou a linguagem Ruby famosa novamente e hoje em dia é uma das tecnologias mais modernas para desenvolvimento de aplicações web dinâmicas.

Para mais informações:

S

SEMIDEDICADO O Plano Semidedicado é um plano de hospedagem compartilhada que não está disponível para novas contratações desde 15 de janeiro de 2007. As regras específicas que regem esse produto são:

  • Cobrança mensal e antecipada;
  • A Locaweb observa o limite máximo de 50 (cinqüenta) sites hospedados em cada servidor;
  • É permitida a utilização de componentes (DLL ou outros) diversos do padrão usado pela Locaweb desde que o componente seja aprovado pela Locaweb, o cliente tenha a licença de uso do componente e que o cliente responda, com exclusividade, civil e criminalmente pela possibilidade da utilização do componente.

Essas regras específicas estão descritas na versão 07/2006 do INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE "SITE" que está registrada sob nº 8553088 em 27/12/2006. - 3º Registro, e continuarão em vigor enquanto houver clientes que contrataram esse plano até 15 de janeiro de 2007, observando-se para as demais regras gerais a todos os planos, as cláusulas do contrato padrão vigente à data de cada renovação contratual.

SENDER ID Sender ID é um protocolo da Microsoft derivado do SPF (de sintaxe idêntica), que valida o endereço da mensagem no cabeçalho através de um algoritmo chamado PRA (Purported Responsible Address), que certifica se o endereço do email é responsável por enviar a mensagem. Como ele deriva do SPF, pode também validar o MAIL FROM. Mas ele define uma nova identidade e PRA, substituindo o MAIL FROM (MFROM by Sender ID), PRA, ou os dois. Sender ID é licenciado pela Microsoft, à despeito de projetos de licença pública, e precisa da especificação para PRA na entrada TXT do DNS. Como isso pode causar Erros de sintaxe no padrão SPF, que é mais usado, tornou-se uma política pouco implementada.

Para mais informações:

SERVIDOR Computador, ou tipo de software, que permite a outras estações usá-lo como fornecedor de dados ou ações usufruídos por estações e/ou programas-“clientes”.

SERVIDOR WHOIS Banco de dados dos titulares de nomes de domínio, completado pelos próprios registrantes por ocasião do registro de um nome de domínio.

SIP - Session Initiation Protocol Protocolo utilizado para estabelecer sessões de comunicação multímidia (como voz e/ou vídeo) através de redes IP. Uma vez estabelecida uma sessão SIP, utiliza-se protocolos como o RTP para a transmissão da mídia propriamente dita.

SITE Conjunto de informações dispostas em páginas que contêm textos, imagens, sons e formulários. À medida que a tecnologia avança, mais funcionalidades podem ser incluídas nas páginas de um site. Estas páginas podem ser acessadas com o uso de um navegador.

SLA - Service Level Agreement Cláusula contratual que apresenta métricas para acompanhar e garantir um nível mínimo de qualidade nos serviços prestados.

SMTP - Simple Mail Transfer Protocol É um protocolo de envio de mensagens, baseado em texto simples, em que um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados e em alguns casos validados, sendo depois enviada a mensagem. Na Locaweb para fazer uso do SMTP é necessário prévia autenticação ao servidor.

SOFTPHONE Software que emula um telefone em um computador pessoal e que permite a digitalização da voz e o envio de pacotes dados através de redes IP. Requer que o computador possua placa de som, alto-falante (ou headphone) e microfone.

SPAM Visite nossa Política Anti-SPAM.

SPF - Sender Policy Framework É um sistema que evita que outros domínios (endereço da internet) enviem emails não autorizados em nome de um domínio. O SPF verifica no cabeçalho de internet se o SMTP (servidor de emails) utilizado para enviar a mensagem, está autorizado na relação de IP's que respondem pelo domínio do remetente. Também informa se o domínio autoriza ou não que outros IP's fora desta relação enviem e-mails em seu nome. O administrador configura esta relação na entrada TXT da zona de DNS seguindo as regras da [ RFC 4408 ]. Caso este sistema esteja ativo e o IP solicitado seja diferente dos autorizados, o e-mail será rejeitado.

Para mais informações:

SPYWARE Software de dupla personalidade. Ele reside no disco rígido de seu computador e normalmente tem um conjunto prático e atrativo de funções primárias. Essa funcionalidade principal não possui relação com espionagem, que pode ser um utilitário, um tocador de MP3 ou algum jogo e, normalmente, é oferecido gratuitamente. A segunda funcionalidade do componente, recolhe informações sobre os seus hábitos computacionais e envia essa informação para o editor do software pela Internet. Como essa ação secundária geralmente ocorre sem o seu conhecimento, um software com esse tipo de funcionalidade tem o nome de spyware.

SQL - Structured Query Language Sub-linguagem de bancos de dados usada para realizar operações como consulta, atualização e gerenciamento em bancos de dados relacionais - o padrão de fato entre os produtos de bancos de dados. Apesar da existência do padrão ANSI-SQL 92, a maioria dos produtos de bancos de dados como MySQL, Oracle, SQL Server, cada um tem um dialeto que é incompatível entre eles. Ou seja, existe um sub-conjunto do SQL que funciona em todos, mas um conjunto restrito específico de cada um deles, especialmente em termos de funções internas para transformar dados.

SSH Do inglês ’Secure Shell’. Protocolo que utiliza criptografia para criar uma conexão segura entre seu computador local e um servidor remoto, permitindo a execução de comandos, transferência de arquivos, entre outros, de forma garantidamente segura. É a maneira recomendada para se administrar servidores e inclusive como substituto de protocolos menos seguros como FTP para transferência de arquivos.

SSL Sigla que significa Secure Socket Layer, ou Camada Segura de Socket (termo usado em computação que significa algo como conexão). Tecnologia de criptografia desenvolvida pela Netscape, que atua como protocolo de transmissão de documentos via Internet de forma segura. Essa segurança é propiciada através da encriptação dos dados que serão transmitidos pela Internet.

STREAMING Em inglês, possui significado similar a "fluxo contínuo". É uma tecnologia que permite a transmissão de áudio e vídeo em tempo real através da internet. A principal característica de uma transmissão em Streaming é que não é necessário “baixar” o arquivo para reproduzi-lo, o que permite, dentre outras possibilidades, a transmissão de eventos ao vivo.

T

TCP/IP Sigla que significa Transfer Control Protocol / Internet Protocol, ou Protocolo de Controle de Transferência / Protocolo de Internet. É o nome da definição da maneira como os dados são sub-divididos e "empacotados" para serem enviados por uma rede como a Internet. Em redes modernas, arquivos não são enviados todos de uma só vez, eles são dividos em pacotes pequenos e enviados um de cada vez. O computador que recebe os pacotes remonta o arquivo. Esse protocolo define comportamentos, por exemplo, quando um pacote é corrompido, ou se perde. É o protocolo que garante transmissão confiável de dados mesmo em redes instáveis como a internet em geral.

TELEFONE IP Aparelho de telefone que digitaliza o sinal analógico de voz e envia o tráfego através de uma rede IP de dados.

TRÁFEGO No contexto da telefonia IP, tráfego é a transmissão da voz, em pacotes de dados, de um terminal (telefone IP, Softphone ou ATA) até o outro, através da rede. Considera-se como tráfego sainte as ligações feitas pelo terminal, e tráfego entrante as ligações recebidas pelo terminal.

U

UDP (User Datagram Protocol) É um dos principais protocolos da internet, que envia dados através de pacotes (datagramas) pequenos e seqüenciais (como o TCP), mas sem sistema de correção de erro, ou seja, garante sua entrega mas não a integridade dos dados. Por isso é mais rápido que o TCP e é usado sobre plataforma IP (UDP/IP) geralmente na transmissão de áudio (incluindo VOIP, através de sua alteração o RTP/RTCP), vídeo e mídias de fluxo contínuo, ou em servidores que atendem pequenos pedidos de um número muito grande de usuários (como o sistema de DNS) onde velocidade na rede é fator determinante na transmissão.

UPLOAD Transferência de dados de um computador local para um computador remoto.

URL - Uniform Resource Locator Padrão de endereçamento da Internet. Permite que todos os itens na Internet, sejam eles sites Web, páginas Web ou partes de páginas, sites ftp ou caixas de correio (mailboxes), tenham um endereço próprio, que consiste de seu nome, diretório, máquina onde está armazenado e protocolo pelo qual deve ser transmitido. Por isso diz-se que cada página da rede tem sua própria URL.

V

VELOCIDADE DE DOWNSTREAM / UPSTREAM Velocidade de transferência de dados para DOWNLOAD e UPLOAD respectivamente

VÍRUS Programa projetado para infectar e, às vezes destruir outros softwares e componentes do computador. Existem diversas variantes como Trojans, Worms, etc. Via de regra, qualquer e-mail que contenha links não devem ser clicados, existe muita chance de ser um e-mail falsificado que o induz a clicar em um link e, com isso, baixar um arquivo da internet que contém um vírus que é, então, instalado no seu computador.

VOIP Sigla que significa Voz sobre IP - Tecnologia que permite que um sinal analógico de voz seja digitalizado e transmitido de um ponto a outro, em pacotes de dados, através de redes IP como a Internet.

W

WEBMAIL Interface via web que permite ao usuário ler e processar seus e-mails diretamente de uma página na internet. Ele tem todas as características de um programa de e-mail, possibilitando que você leia uma nova mensagem, envie e/ou encaminhe mensagens, envie e/ou veja anexos, podendo, inclusive, usar pastas para organizá-las.

Wi-Fi – WIRELESS FIDELITY É a tecnologia de interconectividade entre dispositivos sem o uso de fios. É disponibilizado através de um determinado ponto (Hotspot) que cobre uma faixa de freqüência e estabelece dentro desta faixa o acesso para uma conexão de Internet.

WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas) Especifica uma interface sem fio para redes metropolitanas (WMAN) de conexão de banda larga (last mile) oferecendo conectividade para uso doméstico, empresarial e em hotspots. O benefício crucial do padrão WiMAX é a oferta de conexão internet banda larga em regiões onde não existe infra-estrutura de cabeamento telefônico ou de TV a cabo.

WMA – (Windows Media Áudio) É o format de arquivo de áudio digital da Microsoft, com dispositivos de proteção e trava de licença para execução, ou seja, que dificulta pirataria. Como é um formato que exige licenciamento, apenas empresas que pagaram por essa licença podem executar arquivos nesse formato.

WMV - Windows Media Vídeo É o formato de vídeo da Microsoft, parte do Windows Media. Utiliza o formato Advanced Systems Format (ASF), e suporta listas de execução de mídia Advanced Stream Redirector (ASX) também da Microsoft.

Veja também